sexta-feira, 30 de junho de 2017

Programação diária – 30 de junho – Debates e espetáculos

Uma sexta feira recheada de debates e espetáculos no Encontro da RBTR em Presidente Prudente

Hoje, 30 de junho, a programação conta com plenária dos arteiros de rua, reunião dos Grupos de Trabalho, roda de conversa com coletivos e movimentos sociais, presença confirmada MST, Coletivo Mãos Negras, Levante Popular da Juventude e Somos LGBT. Os espetáculos acontecem às 17h e às 20h o primeiro na praça 9 de julho espetáculo Final de Tarde do Grupo de Teatro Caretas do Ceará e o segundo na Praça do Vale com a Cia Canina de São Paulo. Não percam!


Fina de Tarde - Grupo Teatro de Caretas - por Sol Coelho
Às 17h na Praça 9 de Julho, o grupo Teatro de Caretas do Ceará apresenta a peça “Final de Tarde” que  se baseia numa experiência diferente de teatro de rua, tanto na relação entre ator e público como na relação com a cidade. O espetáculo propõe uma experiência de atuação cênica baseada no detalhe da interpretação, onde proximidade e intimidade entre transeuntes e atores são os elementos centrais. Um aspecto importante é que os transeuntes não são previamente informados da peça. Não há palco nem formalidades de início e fim. A história de uma mãe, seu filho e seu marido que invade o dia a dia da cidade no instante cotidiano.

Ficha técnica
Direção e dramaturgia: André Carreira
Assistente de direção: Lara Matos
Oficina de voz: Ernani Maletta (ufmg)
Oficina de atuação: Miguel Rubio (yuyachkani peru)
Elenco: Vanéssia Gomes-(whildislane)
Non Sobrinho- (manuel e ofélia )
Vera Araújo-( dalila e policial).
Rafael Lopes (fotógrafo)
Coordenação produção : vanéssia gomes
Produção de cena: rebeka lucio, willian axel
Figurino: jacqueline brito
Projeto cenográfico: diego brito cenografia (cadeira) : cleomir alencar

Sobre o Teatro de Caretas
O Grupo Teatro de Caretas é uma experiência teatral que vem sendo desenvolvida há mais de 13 anos, reunindo atores, diretores, dramaturgos, pesquisadores e pensadores da arte e do teatro, pesquisando linguagens contemporâneas para um teatro referendado nas tradições populares do nordeste. Reúne atores com vasta experiência em teatro de rua com interesse em pesquisa e criação, à procura de novas linguagens para o teatro e para a dramaturgia, onde prevaleçam questões tocantes a alma humana, promovendo experiências de formação e criação de espetáculos.
Final de Tarde - Grupo Teatro de Caretas - por Sol Coelho
O grupo apresenta espetáculos de teatro de rua onde alia arte e política, tendo como orientação, o reforço a movimentos sociais pertinentes direcionados à transformação humana em nossa sociedade.

Nossa pesquisa estética está ligada a uma ideia/ação social que busca o encontro entre tradição e contemporaneidade. Tendo a arte teatral enquanto meio para o engrandecimento humano, inspirados no jogo clássico dos artistas populares, desta forma colhemos um repertório de brincadeiras, improvisações e cenas populares para o trabalho de teatro de rua.

Pretendemos nos apropriar do espaço urbano, articulando a reconstrução de práticas criativas do teatro de rua na contemporaneidade. Orientados por um conceito onde o espetáculo teatral deve se organizar a partir do reforço aos elementos da cultural tradicional popular e do exercício de uma  prática teatral pensada para o  espaço público. Esta concepção de teatro de rua opera-se com o
referencial de um caráter político/popular.


O Vendedor de Verdade - Cia Canina - Foto Deisy Serena
Às 20h na Praça do Vale, o espetáculo será com a Cia Canina com a peça “O Vendedor de Verdades”  que é uma fábula da atualidade: a história da palhaça que realiza uma saga pelo mundo para trocar uma verdade de mentira e receber seu dinheiro de volta. Teatro de rua, com música ao vivo e improvisos. A peça, baseada em um conto original, aborda assuntos contundentes, como feminismo e o papel da mulher na sociedade, o consumismo e ideologia mercantil através do riso. Uma saga épica e non-sense feita para a rua que questiona o que são as verdades e as maneiras com que elas são criadas e vendidas.


Sobre a Cia Canina


O Vendedor de Verdades - Cia Canina - Foto Deisy Serena
A Cia Canina - de Teatro de Rua e Sem Dono é uma “cãopanhia” mambembe de artistas de rua. A Canina é composta por 4 cães: Cachorrão (Igor Giangrossi), Cachorrera (João Victor) e Cachorrinha (Laura Alves) e nossa diretora: Cachorrita (Tamy Dias). Palhaços? Atores? Músicos? Circenses? Andamos em bando e apresentando nosso espetáculo: “O Vendedor de Verdades”. O Grupo nasceu
em 2016 unindo estes artistas que tinham em comum o trabalho com a comicidade, cultura popular e teatro de resistência, formando a nova velha Matilha (os atuadores também fazem parte do Bando Teatral Arreuni (Ex Grupo Teatral Parlendas) e de outros grupos e coletivos ligados ao teatro e circo no estado de São Paulo.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Igor Giangrossi, João Victor de Morais Leite, Laura Rodrigues Alves e Tamy Dias
Direção: Tamy Dias
Roteiro, Dramaturgia, Figurino e músicas: Cia Canina de Teatro de Rua e Sem dono
Tempo de duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Programação dia 30 de junho:

Sexta, 30 de junho
9h – Plenária da RBTR e GTs.
14h – Plenária da RBTR e roda de conversa com coletivos e movimentos sociais (MST, Coletivo Mãos Negras, Levante Popular da Juventude, Somos LGBT).
17h – Espetáculo “Final da tarde” com o grupo Teatro de Caretas (Fortaleza-CE).
Local: Praça 9 de Julho, Centro.
20h – Espetáculo “O vendedor de verdades” com a Cia. Canina (São Paulo-SP).
Local: Praça do Vale (no Parque do Povo ao lado do Prudenshopping).