sexta-feira, 9 de junho de 2017

Programação completa da Mostra Artística e do XX Encontro da RBTR !



Que cidade queremos?

XX ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA
de 29 de junho a 2 de julho

MOSTRA ARTÍSTICA
de 23 de junho a 2 de julho

O teatro de rua e a cidade estão no foco de debates e apresentações artísticas em Presidente Prudente-SP. 
É com enorme alegria que o coletivo do Galpão da Lua recebe o mais importante evento do teatro de rua no Brasil: o Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR; e realiza, paralelamente, sua Mostra Artística. 

A programação conta com espetáculos, vivências artísticas, atos e cortejos, debates e lançamento de livros, entre outras atividades abertas ao público.

A Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR foi criada em março de 2007, em Salvador/BA, como um espaço de articulação e organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. Participam dela grupos, artistas-trabalhadores, pesquisadores e pensadores envolvidos com o fazer artístico da rua. Seu papel é ampliar e capilarizar, cada vez mais, reflexões e pensamentos para o teatro de rua, com encontros, movimentos e ações artísticas e políticas por todo o Brasil.

Para este 20º Encontro da RBTR (que completa 10 anos) a provocação é refletir sobre a sua atuação ao decorrer de sua existência e pensar as perspectivas e os desafios atuais para o teatro de rua num contexto de grande retrocesso democrático no país. Temas como o crescimento da violência estatal contra populações pobres periféricas e minorias sociais, o desmantelamento de políticas sociais e de garantia de direitos, a militarização da cidade, entre outros, estarão presentes em atividades que visam, ainda, socializar e articular formas de resistência e colaboração com grupos e movimentos sociais.
A Mostra, por sua vez, conta com a participação de grupos dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio Grande do Sul, com espetáculos que refletem a qualidade e a diversidade do teatro de rua, dialogando com o público em diferentes locais da cidade.


REALIZAÇÃO:- Galpão da Lua PARCERIA:- RBTR  - MTR/SP APOIO:- Prefeitura Municipal de PP/Secretaria de Cultura




Viva o Teatro de Rua!

Para quem tiver interesse em participar do encontro entrar em contato através dos emeios:

federacaoprudentinadeteatro@hotmail.com ou producaofederacao@gmail.com





PROGRAMAÇÃO


Sábado, 24 de junho
11h – Espetáculo “Página 469” com o grupo Engasga Gato (Ribeirão Preto-SP). Local: Praça 9 de Julho, Centro.

Terça, 27 de junho
20h – Espetáculo “BLITZ - O Império que nunca dorme” com a Trupe Olho da Rua (Santos-SP). Local: Rua João Caseiro, 65, Vila Brasil (em frente à antiga sede do Galpão da Lua).

Quarta, 28 de junho
20h – Espetáculo “Conto da Cantuária” com o grupo Teatro Imaginário Maracangalha (Campo Grande-MS). Local: Rua Júlio Tiezzi, Centro (em frente ao Galpão da Lua).

Quinta, 29 de junho
9h – Roda de Abertura do XX Encontro da RBTR.
14h30 – Plenária da RBTR e debate “Controvérsias contemporâneas” com Terezinha Ferrari (Centro Universitário Fundação Santo André).
20h – Espetáculo “Era uma vez um Rei” com o grupo Pombas Urbanas (São Paulo-SP). Local: Praça da Bandeira, Centro (ao lado do camelódromo).
21h30 – Espetáculo “So.corro, Se Eu fosse Você eu me Movia” com o Grupo Xingó (São Paulo-SP). Local: Rua Júlio Tiezzi, Centro (em frente ao Galpão da Lua).

Sexta, 30 de junho

9h – Plenária da RBTR e GTs.
14h – Plenária da RBTR e roda de conversa com coletivos e movimentos sociais (MST, Coletivo Mãos Negras, Levante Popular da Juventude, Somos LGBT).
17h – Espetáculo “Final da tarde” com o grupo Teatro de Caretas (Fortaleza-CE). Local: Praça 9 de Julho, Centro.
20h – Espetáculo “O vendedor de verdades” com a Cia. Canina (São Paulo-SP). Local: Praça do Vale (no Parque do Povo ao lado do Prudenshopping).

Sábado, 1 de julho
9h – Ato/cortejo artístico “3 anos sem Lua Barbosa – Desmilitarização Já!”. Itinerário: Galpão da Lua – Praça 9 de Julho.
11h30 – Espetáculo “BLITZ - O Império que nunca dorme” com a Trupe Olho da Rua (Santos-SP). Local: Praça 9 de Julho, Centro.
14h – Plenária da RBTR e GTs.
17h – Lançamento dos livros: “Teatro de Rua – Discursos, Pensamentos e Memórias em Rede” (Organizadores: Vanéssia Gomes, Licko Turle e Jussara Trindade) e “Longa Jornada de Teatro de Rua Brasil Afora” (Autor: Márcio Silveira dos Santos). 
20h – Espetáculo “Lorys para maiores” com Lorys Verônica (Pres. Prudente-SP) e Banda Doutor Júpiter (Mairiporã-SP). Local: Rua Júlio Tiezzi, Centro (em frente ao Galpão da Lua).

Domingo, 2 de julho
9h – Roda de encerramento do XX Encontro da RBTR.
15h – Espetáculo “História de circo sem lona” com o Grupo TIA (Canoas-RS). Local: SESC Thermas, Rua Alberto Peters, 111 - Jardim das Rosas.
18h – Sarau de Abertura da 2ª Semana da Diversidade (Somos LGBT / Pres. Prudente-SP). Local: Quadra coberta do Parque do Povo.