terça-feira, 24 de novembro de 2015

Rosa dos Ventos se apresenta no Morada do Sol pela Mostra Galpão da Lua

Ribeirão Preto - Foto de Talita Galindo
Amanhã, dia 25 de novembro o Bairro Jardim Morada do Sol receberá a peça "Hoje Tem Espetáculo!!!" do Grupo Rosa dos Ventos.

A apresentação faz parte da programação da Mostra Galpão da Lua que teve início no último dia 21 e segue até dia 28 com diversas atrações no Morada do Sol e na Vila Brasil.

A Mostra é promovida pelo Coletivo Cultural Galpão da Lua - FPTAI e tem o apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. A Federação foi a provada no Edital Território das Artes que tem por objetivo apoiar iniciativas de espaços Culturais independentes por todo o Estado de São Paulo.

S. J. dos Campos - Foto André Daffara
A peça "Hoje Tem Espetáculo!!!" foi remontada recentemente pelo Rosa dos Ventos e tem tido uma circulação bastante intensa, apenas no ano de 2015 a peça circulou por diversos SESCs do Estado de São Paulo e participou de Importantes Festivais como o Porto Alegre Em Cena e o FESTIA no Rio Grande do Sul, o Janeiro Brasileiro da Comédia em S. J. do Rio Preto, A Feira de Teatro de Rua de Sorocaba, o Festival do Palhaço de Assis, o Litoral Em Cena em Caraguatatuba, no FESTIVALE em S. J. dos Campos, na Mostra do Chapéu em Campo Grande MS e recentemente a peça foi apresentada em um dos mais antigos o XXXVIII FESTE de Pindamonhangaba onde o Grupo Recebeu o prêmio de melhor ator dos espetáculos de Rua. Em dezembro a peça será encenada na Capital Paulista em um dos mais importantes festivais de Arte de Rua do país, a Mostra Lino Rojas do MTR - Movimento de Teatro de Rua de São Paulo

A peça este ano foi contemplada com o Prêmio do ProAC de Circo e pôde ser apresentada em 16 cidades do Estado de São Paulo no primeiro semestre de 2015.

S. J. dos Campos - Foto de André Daffara


Serviço:

Dia 25 de NOVEMBRO, quarta, às 20h
Espetáculo: Hoje tem Espetáculo (Grupo Rosa dos Ventos)
Local: Bairro Morada do Sol - Bairro Morada do Sol, rua Willian Edy Tedros, 171, em frente a Casa da Sopa






Release “Hoje Tem Espetáculo!!!”

“Hoje Tem Espetáculo!!!” é o primeiro espetáculo do grupo, um trabalho criado a partir dos clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos.
As cenas e números de circo recriadas em Hoje Tem Espetáculo!!! são adaptações livres do Rosa dos Ventos e trazem a marca de seus palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e provocadores da participação popular, num jogo que envolve o público antes mesmo do espetáculo começar, já na montagem de cenário, troca de roupas, aquecimento, passagem de som, maquiagem, terminando com um músico nada normal e quatro palhaços que se revezam nas funções de artistas de circo. O público é convidado a entrar no picadeiro e em diferentes momentos são os personagem principais da roda. Malabaristas, atiradores de faca, entradas de palhaço, cenas de pura comédia dão forma a um espetáculo de rua que mantém as contradições entre o sublime e o grotesco presentes no imaginário coletivo do circo como universo fantasioso e mágico.


FICHA TÉCNICA

“Hoje Tem Espetáculo!!!”  - Circo Teatro Rosa dos Ventos
Adaptação: Rosa dos Ventos
Linguagem: Circo e Teatro de Rua
Estréia: Abril de 2001
Música original e sonoplastia: Robson Toma
Elenco: Gabriel Mungo, Luis Valente, Fernando Ávila e Tiago Munhoz.
Músico: Robson Toma.
Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 50 minutos
Foto de André Daffara