terça-feira, 3 de novembro de 2015

Capoeira Angola no Galpão da Lua!


                O Galpão da Lua receberá mais uma atividade permanente e gratuita: tod@s estão convidad@s a participar, principalmente as crianças, das aulas de Capoeira Angola com a professora Lisie Alves que é integrante do grupo Angoleiros do Sertão.

                A atividade vai ocorrer todas as quarta-feiras das 17h às 19h !!!




A capoeira é uma cultura afro-brasileira, ela nasce como movimento de resistência e afirmação cultural de um povo de descendência africana, na época colonial criada e praticada pelos negros escravizados. Foram criadas leis e decretos por volta de 1834 proibindo a capoeira, considerada como crime.
Porém, em 1930 a capoeira deixa de ser crime, e em 1937 Bimba grande Mestre da Capoeira Regional, que introduziu artes marciais na movimentação da capoeira, consegue uma aliança oficial autorizando ensinar capoeira no Centro de Cultura Física e Capoeira Regional, em Engenho Velho de Brotas, levando-a então para espaços físicos e academias.
Já a Capoeira Angola com seu grande Mestre, Vicente Pastinha, se diferencia da regional com diferentes características em roda, como já disse ele ‘capoeira é mandinga do escravo é africano-brasileira’, afirmando que a capoeira era uma herança africana, já que começará com os escravos, e entre os escravos havia africanos e mestiços, que eram descendentes de escravos, consequentemente, a capoeira seria nacional, brasileira, porém, de descendência e raiz africana.
Será trabalhada a Capoeira de Angola com o grupo ‘Angoleiros do Sertão’, que além de movimentos corporais, também estarão presentes no treino a ancestralidade, coordenação motora, instrumentação, oralidade e canto.

Mais informações com a Lisie.

pretalisie@gmail.com

https://www.facebook.com/LisieAbusada?fref=ts