quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Rosa dos Ventos no Galpão da Lua

Amanhã dia 14 de agosto tem Rosa dos Ventos no Galpão da Lua com o espetáculo Saltimbembe Mambembancos!                                                                                                               Será a primeira vez que este espetáculo será encenado no Galpão da Lua. Saltimbembe é um espetáculo significativo na historia do Rosa dos Ventos. Desde a sua estreia no ano de 2005 foram mais de 500 apresentações em centenas de cidades do Brasil. Uma festa popular de circo e teatro levada a ruas e praças por palhaços verborrágicos e improvisadores. A influência vem dos circos pequenos e artistas de rua (puladores de arco da faca, telepatas, repentistas, etc.) que viajam de cidade em cidade vivendo em cada lugar uma nova relação. O resultado é uma apresentação de variedades com números técnicos, esquetes, gag’s, músicas e brincadeiras criadas a partir do universo circense e da cultura popular.

Essa apresentação faz parte do Projeto Circulação Saltimbembe Mambembancos aprovado junto ao Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da Cocal Energia Responsável. Com ele o Rosa dos Ventos levará seu trabalho para 16 municípios paulistas, a maior parte deles da região oeste do estado. Serão 20 apresentações gratuitas e ainda 2 oficinas de técnicas circenses e a produção e distribuição gratuita de uma revista infantil em quadrinhos dedica às artes de rua.

O espetáculo vai passar por lugares onde nunca foi apresentado e voltará a outros onde já passou e o público sempre foi muito receptivo. Saltimbembe vai percorrer os municípios de Anhumas, Cândido Mota, Iepê, João Ramalho, Narandiba, Nantes, Osasco, Paraguaçu Paulista, Pirapozinho, Presidente Prudente, Quatá, Rancharia, São Paulo, Suzano, Taciba e Tarabai. Todas as apresentações serão em espaços abertos, ou seja, ruas e praças, o que garante uma proximidade grande com o público e, sobretudo, a presença de pessoas que muitas vezes nunca viram um espetáculo teatral.


SOBRE O ROSA DOS VENTOS                                                                                                    O Rosa dos Ventos é um grupo de artistas populares de rua! Seus integrantes são pesquisadores da história da cultura popular, da comicidade e da diversidade cultural existente em nosso país. Fundado em 1999 por alunos da Unesp, o Rosa dos Ventos nasce de um projeto de extensão universitária. Os trabalhos do grupo buscam a fusão do teatro, da música, das técnicas circenses, do palhaço, dos tipos cômicos em uma arte popular vibrante, subversiva, questionadora e ousada.


O ESPETÁCULO

Artistas saltimbancos formam uma roda para exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas. Um encontro para o publico rir de si e das personagens, é arte de rua! Técnicas de malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau são mostradas sem formalidades e acompanhadas por música ao vivo. Esquetes, gangs e brincadeiras recheadas de sonoplastia acontecem com a intervenção e participação direta do público. Um espetáculo brincante com a interpretação livre de palhaços improvisadores e verborrágicos, que resgata um tempo passado em que as artes cênicas eram apresentadas na rua.

Ficha Técnica
Elenco: Fernando Ávila (Dez pras Sete), Gabriel Mungo (Beterraba), Luis Valente (Seu Lavanco), Robson Toma (Nicochina) e Tiago Munhoz (Custipíl de Pinoti). Texto e Direção: Grupo Rosa dos Ventos. Música original e sonoplastia: Robson Toma. Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos. Estréia: Maio de 2005. Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.

As notícias, relatos, fotos, vídeos e demais informações do projeto poderão ser acompanhados no Blog: circulacaosaltimbembe.blogspot.com.br


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

AGOSTO

Presidente Prudente
Dia 14 de agosto – Às 20h
Local: Galpão da Lua
Rua João Caseiro, 65 - Vila Brasil                                                                                               Quatá
Dia 20 de agosto – Às 20h30
Local: Pátio da Fepasa (Estação)

Iepê
21 de agosto - Às 20h
Loca: Praça D. Silvina de Almeida Prado

Tarabai
Dia 28 de agosto - Às 20h30
Local: Praça da Matriz


SETEMBRO

Narandiba
Dia 04 de setembro - às 16h
Local: Praça da Matriz
Dia 05 de setembro - às 20h30
Local: Praça da Matriz

Pirapozinho
Dia 09 de setembro - Às 20h
Local: Praça Manuel Marque da Silva
Dia 10 de setembro - Às 20h
Local: Centro Comunitário de Itororó do Paranapanema

João Ramalho
Dia 11 de setembro - Às 19h30
Local: Feira da Lua - Praça Antônio Jacomini Boim

Rancharia
Dia 12 de setembro - Às 20h
Local: Praça da Matriz

Anhumas
Dia 13 de setembro - Às 19h30
Local: Pça João Kivillus

São Paulo
Dia 24 de setembro - Às 20h
Local: Arsenal da Esperança
R. Dr. Almeida Lima, 900 - Brás

Suzano
Dia 25 de setembro - Às 20h
Local: Espaço dos Contadores de Mentira
Rua Major Pinheiro Froes, 530 - Pq Maria Helena

Osasco
Dia 26 de setembro - Às 16h
Local: Calçadão da Antônio Agú Em frente ao Shopping


OUTUBRO


Paraguaçu
Dia 02 de outubro - às 20h
Loca: Conj. Habitacional Dona Lina Leuzzi

Dia 03 de outubro - ás 17h
Loca: Vila Gammom (ponto de cultura)

Dia 04 de outubro - Às 20h
Loca: Praça da Matriz

Taciba
Dia 06 de outubro - Às 20h
Local: Praça do Altaneiro
Nantes
Dia 16 de outubro - Às 20h
Local: Praça Nossa Senhora Aparecida

Cândido Mota
Dia 19 de outubro - Às 20h
Local: Praça Monsenhor David

Oficinas de Circo

Narandiba
Dia 05 de setembro - Às 14h30
Local: Quadra da escola Takako Suzuki

Paraguaçu Paulista
Dia 03 de outubro - Às 9h
Local: Vila Gammom (ponto de cultura)

Mais informações:
18 99742 59 94
18 98105 79 73