quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A banda Mocambo Groove leva música para as praças da cidade

Som nas Praças, esse é o nome da iniciativa da Banda Mocambo Groove que com a parceria da FPTAI está levando o espetáculo musical “Maracutaia Sound System” de graça para 10 praças de Presidente Prudente. O projeto responde ao interesse do grupo de fazer circular seu trabalho musical e fortalecer ações culturais dessa natureza nos bairros, particularmente, fazendo uso de praças e teatros de arenas existentes pela cidade.

O projeto é uma forma de democratizar o acesso à música. Os espaços para as bandas apresentarem seus trabalhos são restritos a locais que atendem um público exíguo, não chegando a grande maioria da população. Essa limitação não proporciona ainda a circulação e a continuidade tão fundamentais para o aprimoramento do trabalho artístico. O fato é que há uma ausência de políticas públicas que vão de encontro a demandas dessa natureza.

O projeto teve início dia 08 de novembro e tem sido bem aceito por onde está passando, alcançando um público muito diverso, com crianças, jovens, adultos e idosos. Isso é bastante significativo, a população tem prestigiado e apoiado a iniciativa.

Em novembro quatro localidades já puderam prestigiar o show da Mocambo Groove, Praça Jardim Colina (dia 08), Praças da Vila Líder (Dia 09), Praça Jardim Balneario (dia 16) e Praça Dúbio Zaina (dia 14).

Próximas apresentações:

Domingo dia 23 de novembro – Às 18 horas
Local: Praça Miquelina Dabino Fellito - Vila Furquim

Show: “Maracutaia Sound System”


Até o fim do ano, está previsto circulação nos seguintes locais:
Parque do Povo, ao lado da pista de skate, Praça Oscar Figueiredo Filho, ao lado do Prudenshopping e Mário Celestino Teixeira - Centro.

O Show:

No “Maracutaia Sound System” a banda interpreta músicas dos álbuns Da Lama ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996), de Chico Science & Nação Zumbi. Com influências de músicas populares brasileiras como maracatus, ciranda, baião, coco, samba, samba-reggae, ijexá e a sua mistura com rock, funk, reggae, dub e hip-hop, Da Lama ao Caose Afrociberdelia são umas das referências musicais da banda, sob essa influência a Mocambo Groove interpreta músicas dos dois álbuns, buscando manter viva a sonoridade que marcou a efervescência do Movimento Manguebeat.

Elenco:
Antônio Neto – baixo
Bruno Palácio – bateria
Jonathan Gomes – percussão
Rafael Batalini – guitarra

Sobre a Banda
Formada em 2009 por estudantes da UNESP de Presidente Prudente a banda Mocambo Groove inicio o seu processo artístico a partir da música instrumental, tendo como referência a música popular.

Em 2011, lançou seu primeiro demo, Aterritorial e em 2013 começou uma pesquisa sobre a obra de Chico Sciense & Nação Zumbi, ao qual deu origem ao Espetáculo Maracutaia Sound System.
A Mocambo Groove busca em seus trabalhos musicais a fusão de diferentes elementos sonoros da música popular.

Desde 2011, junto a Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas - FPTAI, a banda participa de projetos de difusão e democratização do bem cultural em bairros da periferia da cidade.

Para saber mais sobre a Banda:
http://mocambogroove.blogspot.com.br/
(18) 3223-7623 - 99689-1100 /98183-7617
mocambogroove@gmail.com