quinta-feira, 7 de junho de 2012

Partida Teatral e Caravana por la Vida, neste fim de semana!



Neste fim de semana, a Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas, irá receber na sede do Ponto de Cultura Prudente em Cena, dois coletivos artísticos!

O primeiro, é o Coletivo Partida Teatral, da cidade de São Paulo. O grupo surge no início de 2011 a partir do estudo da dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, um dos fundadores do CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE.  Tiveram projeto aprovado em edital do ProAC 'Primeiras obras' que contempla a realização de seis apresentações fora da cidade de São Paulo. Uma das cidades escolhidas, foi Presidente Prudente!

O espetáculo, "Se um existe outro some" é uma adaptação de "Os Azeredo mais os Benevides" texto de Oduvaldo Vianna Filho, que foi escrito em 1963. Na obra, o autor, em busca de uma dramaturgia que colocasse em questão os problemas brasileiros, se aproxima do teatro épico dialético de Bertolt Brecht. Vianinha tenta dar conta de uma série de temas relacionados à formação e operação do capitalismo no Brasil a partir da história da exploração de um grupo de lavradores que vão para a Bahia plantar cacau nas terras de uma família burguesa carioca.

Na sexta-feira, dia 08 de junho, o grupo irá se apresentar na sede da FPTAI, às 20h, gratuitamente

Também na sexta-feira, irá acontecer no período da manhã e da tarde, uma troca de experiências e processos de trabalho entre o Coletivo e os grupos interessados. 

No sábado, dia 09, acontecerá uma oficina e um espetáculo no município deSandovalina, no Acampamento do Movimento Sem Terra Dorcelina Folador. O espetáculo será às 16 horas.

******




No domingo, dia 10, receberemos a Caravana por la Vida, uma iniciativa da Cia de Teatro Trono, da Bolívia. Cerca de 20 pessoas que vem trabalhando desde o ano passado com o propósito de expor suas idéias na Conferência Rio +20. No Brasil, passarão pelas cidades de Corumbá, Presidente Prudente, São Carlos, São Paulo, Taubaté e finalmente Rio de Janeiro

"Esta é uma experiência de arte, que caminha e estimula uma reflexão sobre o que pode e deve ser nosso papel para preservar a terra, uma visão de futuro que respeita a natureza, não como uma simples ação, mas sim como uma ação transformadora que se pensa profundamente humana. Num espaço que vivemos e que recriamos de forma simbólica, nossas práticas e maneiras de viver um novo tempo humanizado."

Viajam em um ônibus e um caminhão-palco de 16 metros, onde apresentam o espetáculo"Hasta la última gota" (Até a Última Gota), que será apresentado em Prudente na volta da Conferência Rio +20.

O coletivo da Caravana por la Vida estará na FPTAI no dia 10 de maio, a partir das 11 horas, dispostos a bate papos, debates,  e muita descontração.

Mais informações: http://caravanario.wordpress.com/





Telefones: (18) 8149-5451   (18) 9742-5994   (18) 9629-5852