quarta-feira, 6 de julho de 2011

Prudente tem Edital para Projetos Culturais

Na última quarta-feira, dia 29 de junho, aconteceu a cerimônia para assinatura do Primeiro Edital de Chamamento Público para Seleção de Projetos Culturais em Presidente Prudente. O Edital faz parte do Programa GiraArte – Circulações de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais e Literatura, onde serão investidos 200 mil em projeto culturais.

É uma conquista proveniente de muita luta! Uma luta iniciada pela Federação Prudentina de Teatro e demais artistas e amigos que abraçaram a causa. Até então, os artistas prudentinos não tinham incentivo para investir em seus trabalhos, assim, alguns buscavam os Editais abertos pela Secretaria de Estado da Cultura, concorrendo com centenas de grupos de todo o Estado de São Paulo.

Muitos prêmios foram conquistados nessa jornada, dando incentivo para que nós, que vivemos exclusivamente de arte, pudéssemos investir em nosso trabalho e pagar as contas. Isso mostrou que não deveríamos baixar as cabeças, mas continuarmos a luta.

Infelizmente muitos se renderam, talvez por não entender o propósito pelo qual lutamos, ou simplesmente por se conformarem com a política da cidade. Porém, hoje, essa conquista do I Edital Público de Projetos Culturais, será usufruída por todos e é um resultado de nossas forças. E com o apoio de muitos amigos e artistas de fora da cidade, ou simplesmente pessoas que se sensibilizam com o que vêem, essa conquista é a prova de que estamos lutando pela coisa certa: a política pública municipal para a cultura.

O Edital tem o propósito de levar arte e cultura a espaços alternativos e descentralizados. Esse tipo de trabalho já é desenvolvido pela Federação Prudentina de Teatro e Ponto de Cultura Prudente em Cena, onde desenvolvemos nossas atividades nos bairros Vila Lider, Vila Brasil, Jardim Morada do Sol, Humberto Salvador e Watal Ishibashi.

Ainda existem algumas inquietações: será que nesse Edital existe, assim como em todos os outros, uma cláusula onde diz que “é vedada a participação de servidores da Secretaria Municipal de Cultura”? Será que também tem outra cláusula onde “não poderão integrar a Comissão de Seleção pessoas direta ou indiretamente ligadas aos projetos inscritos neste Concurso, bem como seus cônjuges ou parentes até o segundo grau” – e se possível, incluir “amigos próximos”.

O fato de ser lançado o Edital é uma das conquistas. Saber se ele será elaborado e desenvolvido de forma justa e legal, será outra. E assim por diante. Até o presente momento é um edital com características de compra de espetáculo e bastante limitado, mas abre uma pergunta inevitável – Por que demorou tanto? E quanto tempo se acredita que irá prevalecer? Enquanto não houver uma lei de cultura com dotação específica e regular tudo isso é uma grande cortina de fumaça!

Infelizmente ainda vivemos numa terra coronelista, onde a política do pão e circo prevalece, juntando-se à troca de favores com aperto de mão à frente e os dedos cruzados atrás – o falso moralismo. A luta continua. Pelos direitos e pelo respeito. Há de chegar o dia em que essa luta terá um sentido de busca permanente para aperfeiçoar o uso de recursos públicos e não ficamos sujeitos a aventuras de gestores casuístas. É porque não nos rendemos, que o poder executivo de Presidente Prudente se mexe, embora muito aquém do que a cidade exige.


Mais infos, clicando aqui.